Sobre nós

 
Por Rodrigo Silva, sócio fundador.
 
A Academia do Aquário surgiu aproximadamente em 14/06/2017 com a ideia de oferecer ao mercado traduções de artigos e livros de alta qualidade e que só tinham suas versões em inglês. O primeiro site da empresa veio justamente essa proposta: fornecer um ambiente de estudos onde os aquaristas pudessem adquirir conhecimento e encontrar uns aos outros para a troca de experiência.  
 
E nesse espírito, comecei a estrutura do site, que contava com fóruns, uma área categorizada de artigos e um ambiente de vendas que seria compartilhado por diferentes lojistas, funcionando assim como uma espécie de “Mercado Livre” do aquarismo. A rentabilização do trabalho viria através de parcerias com lojas interessadas em anunciar no site por meio do sistema de afiliados. 
 
A primeira dificuldade foi técnica: não havia expertise no desenvolvimento de sites, e a falta de orçamento obrigava que todo o conhecimento necessário tivesse que ser obtido com auto aprendizado.  Eram necessários conhecimentos de Wordpress, programação web, adsense, construção de fóruns, diagramação de textos e outros tópicos específicos da área. Isso por si só já demandou um enorme esforço intelectual que atrasou a implementação do site.
 
No que se refere ao orçamento, os custos de desenvolvimento, como hospedagem, plataforma de fóruns e divulgação eram altos para a realidade financeira da época. Já era sabido que o retorno desse tipo de investimento viria com o volume de pessoas frequentando o site, e que isso demandaria não só qualidade, mas tempo, que era algo que o eu não tinha.
Porém, não foi o tempo que fez as coisas darem errado, mas a falta de identificação correta da demanda do mercado. Simplesmente não havia interesse suficiente na leitura dos artigos que eram divulgados, e o número de pessoas que acessavam, mesmo que crescente, era muito pequeno para que a atividade fosse financeiramente sustentável.
Datas marcantes:
 
A conclusão foi que uma nova abordagem deveria ser adotada, e essa abordagem envolveria a venda direta de um produto de fabricação própria para o mercado ao invés da venda de produtos de terceiros no site. Não se sabe a data exata, mas estima-se que em agosto de 2017 começou um estudo de viabilidade para a produção de fitoplâncton.
 
Os estudos demonstraram que a tarefa não seria difícil, exigindo apenas que equipamentos simples fossem usados na produção. A primeira cepa da alga e o fertilizante foram adquiridos em 15 de Setembro de 2017, e logo os teste se iniciaram. 
 
 
Logo após veio a criação da nossa conta no Mercado Livre, e a partir daí as coisas foram evoluindo. O ponto de virada foi em 2020, época em que eu ainda estava dividido entre estudar para concursos e administrar as vendas, e isso limitava muito o potencial que a empresa podia atingir. O ano começou com a notícia de que uma pandemia estava a caminho, e não demorou muito para que chegasse ao Brasil. Em março a prova para a qual eu estava estudando foi suspensa. E sem uma previsão de retorno, vi que não podia mais continuar sustentando essa rotina, que já estava me desgastando há quase quatro anos. Isso foi determinante para que eu decidisse parar definitivamente os estudos. 
 
Eu considero essa decisão como sendo o verdadeiro nascimento da Academia do Aquário, pois foi a partir dela que todo o meu esforço e dedicação passaram a ser totalmente voltados para o desenvolvimento da empresa.  Em seguida as coisas aconteceram rápido: em 22 de Julho estávamos assinando o desenquadramento da empresa de MEI para LTDA. Foi também a data de formalização da minha então noiva Patrícia como sócia minoritária da empresa. Depois lançamos um novo site, com o mesmo nome que o anterior, mas dessa vez voltado para vendas; mudamos nossa identidade visual com um novo logo e novos rótulos; variamos a combinação de anúncios; elaboramos manuais mais completos; ampliamos o leque de transportadoras; iniciamos um blog; começamos a entregar com um motoboy fixo; ampliamos a estrutura; colocamos outros tipos de microalgas e mais recentemente iniciamos a cultura de um novo tipo de copépode, o Tigger.
 
Para 2021 pretendemos atingir o patamar de um laboratório, com equipamentos completos e equipe especializada. Se tudo der certo, talvez até abrir nosso leque de atuação para a área de microbiologia, mas por enquanto não posso dar mais detalhes (rs). 
 
Em resumo, a nossa história começou despretenciosa, como uma maneira de estar perto do mundo do aquarismo, e que resultou em um trabalho pelo qual nos apaixonamos todos os dias. Talvez seja esse o segredo, não sei dizer, mas esperamos que aqui possamos partilhar um pouco dessa paixão pelo Hobbie e que sua experiência como cliente ou leitor seja a melhor possível! 
 
Um forte abraço!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sobre a loja

A academia do Aquário tem o foco na produção de conhecimento voltados para o aquarismo marinho e na venda de alimento vivo para peixes e corais. No futuro iremos implementar uma maior variedade de produtos para atender outras demandas.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
  • PagSeguro V2
Selos

Rio de Janeiro Aquicultura LTDA - CNPJ: 35.770.958/0001-46 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade